segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Ao passar por alguns blogs, li um artigo sobre empreendorismo. Ora o blogger escrevia que era comum dizer-se que há "certas e determinadas pessoas" que não nasceram para serem empreendedoras. Facto que discordava a 100% argumentando a sua teoria.
Este post a que me refiro remete-me para outro tema em que também é usual dizerem que apenas as pessoas com grande "lábia" conseguem ser bons vendedores. Nada mais errado!!
Para se ser bom vendedor não é preciso ter uma postura de extrema conversação. Basta que sejam vocês próprios.

 Como já afirmei anteriormente, já tive a oportunidade de vender. Não me refiro às vendas diárias, de marketing pessoal, por exemplo (isso dará outro post), mas às vendas comerciais. Não sou, nem nunca fui e duvido que alguma vez seja o vendedor-tipo: aquele que em qualquer lugar consegue "meter" conversa com estranhos e falar de todos os tipos de temas. Lançar o seu charme e pôr uma plateia a rir. Não! A minha postura a nível profissional e pessoal é muito parecida e resume-se a criar empatia com os outros através dos meus "próprios meios".

Significa isto que se quisesse criar uma personagem que fosse ao encontro do que é expectável, nunca teria sucesso. As pessoas percebem quando estamos a ser genuínos e espontâneos. Conseguimos "conquistar" o seu interesse pelo que estamos a comunicar, se conseguirmos encontrar o nosso estilo. Imaginemos um apresentador de Tv: ele consegue ser tanto mais convincente na apresentação, quanto mais "real" nos aparenta. Se sentirmos que está a esforçar-se demais para ser engraçado ou simpático, facilmente percebemos que estamos a ser enganados. Soa-nos a falso!
 Um vendedor é como um apresentador de Tv (arriscaria a dizer que poderíamos aplicar este exemplo qualquer situação ou profissão).

Um dos segredos das vendas é conseguirmos criar confiança no consumidor. Se estivermos a interpretar uma personagem que nada tem a ver connosco, o cliente dificilmente vai acreditar que o produto ou serviço que estamos a vender é realmente bom e eficaz, porque nem nós próprios o somos. Se "mentimos" com a nossa personalidade, também estaremos a mentir em relação ao produto /serviço.

O importante é gostarmos do que estamos a fazer e sobretudo gostar de comunicar.
 Claro que ser vendedor implica outras características (mas isso também daria outro post), mas desde que gostemos de pessoas e de falar com elas, facilmente encontramos o nosso caminho.

Deixe um Comentário

Subscrição do Post | Subscrição dos Comentários

- Copyright © ::O Outro Lado:: - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -