- voltar »
- blogs , comunicação , internet , sites »
- Como divulgar um blog...
segunda-feira, 15 de abril de 2013
Com o tempo fui percebendo que gostava de escrever também sobre as minhas opiniões e (poucas e pequenas) experiências que tenho tido na vida.
Assim, o blog foi mudando aos pouquinhos.
Aliás, para dizer a total verdade, isto começou como sendo um site, que depois mudou-se para blog.
Inicialmente para divulgar serviços e angariar clientes e agora de partilha.
Apesar de novo, o blog já teve transformações.
Ao contrário do que a maior parte das pessoas pensa, ter um blog ou um site não é só escrever ou criar um alojamento e esperar que cresçam as visitas e os comentários.
Em conversa recente com uma pessoa conhecida, ela, criadora também de um "bebé blog" de apenas 2 semanas, dizia-me que arranjou um segundo emprego.
E é verdade.
Ter um blog implica planear bem o que pretendemos ao criá-lo: será um blog pessoal ou profissional? ou os 2, dentro do bom senso,claro. Vamos ter matéria para escrever ou vamos estar meses sem actualizá-lo? Como escrevi no post sobre os 67% sites portugueses que não são actualizados há mais de 3 anos, 1 blog precisa de ser "acarinhado". Temos de lhe dedicar o tempo que ele merece.
Além disso, convém visitar outros blogs da mesma área do nosso, mas já lá vamos. Isto leva-nos a outra fase que é a divulgação.
Divulgar o seu blog
Existem vários sites onde podemos anexar o nosso blog para o divulgarmos. Infelizmente são poucos os sites lusitanos que o fazem e se o vosso objectivo é partilhar informação de Portugal terão pouco impacto, mas ainda assim conseguem algumas visitas.Podem ver alguns desses sites na secção de links deste blog.
Dentre dos agregadores de sites há uns melhores que outros, uns mais cotados pelo Google que outros.
Quanto maior for o Pagerank de um site, maior também será a relevância acrescida ao nosso blog.
O Pagerank é como o nome indica, um ranking atribuído pela Google, segundo critérios vários, para estratificar os milhões de sites que existem na internet.
O Ranking vai de 0 a 10 e pode ser testado aqui.
Outra forma é partilhar nas redes sociais. Facebook e twitter são os mais comuns, mas há também o instagram, pinterest e o google+ (que também tem poucos usuários portugueses no activo, mas é mais uma possibilidade).
Depois, como disse anteriormente, comentar outros blogs: para comentarmos temos de estar identificados. O nosso blog é a nossa identificação virtual. Assim, "involuntariamente", deixamos o nosso link.
Não o façam descaradamente. Em tudo é preciso bom senso e também nos comentários acontece o mesmo.
Se o nosso comentário for unicamente o link do nosso blog isso vai criar um mau relacionamento com o outro blogger e não é esse o objectivo. Comentem o post tendo em conta o que o blogger escreveu. Dêem a vossa opinião. O link ficará à mesma.
A actualização do blog é igualmente importante pois isso facilitará que o vosso blog apareça mais vezes nos motores de busca.
Embora não seja a única maneira, até porque uma pesquisa rápida pela net vão perceber que é muito mais complexo que isso, mas de nada adianta seguir os passos de SEO ou metatags (para citar os mais conhecidos), se não tivermos nada de novo em meses.
Até porque muitos dos sites que albergam blogs fazem uma filtragem frequente e retiram da sua listagem os que estão parados no tempo.
Outra forma para divulgar o seu blog é enviar um mail aos seus amigos a informá-los e pedir-lhes que leiam, opinem e partilhem. Se forem realmente amigos, também partilharão o vosso blog.
A partir daqui podem criar uma assinatura com os vossos dados onde podem incluir o link de blogger.
Depois, é necessário paciência. Roma e Pavia não se fizeram num dia e um blog também não surte efeito de um dia para o outro.
Aproveitem este post e comentem. Já sabem que o vosso link surgirá nos comentários ;)
