quinta-feira, 2 de maio de 2013


Massagem Milenar
Provavelmente já recebeu uma massagem de relaxamento ou até terapêutica  mas sabia que na Idade Média era considerada imoral, impura e anti-higiénica?! Aliás, sabia até que os primeiros relatos sobre as práticas de massagem remontam a milhares de anos antes de Cristo?!


Antes de publicar posts relativos às vantagens e benefícios das massagens, sejam de relaxamento ou terapêuticas, fica um breve resumo histórico do surgimento desta actividade no mundo. Infelizmente não há dados referentes a Portugal, mas há na Europa, nomeadamente França e Suécia.

Os primeiros documentos a referir o tema são de 5000 e 4700 a. c. na China. Embora ainda muito primário, as descobertas enunciavam "técnicas" manuais sobre o corpo de outrem  e no ano 430 a.c. Hipócrates (considerado o pai da medicina) já escrevia sobre os benefícios da massagem nas articulações. Por volta da mesma altura, na Índia  encontram-se documentos de medicina Ayurveda onde a massagem tem destaque como finalidade terapêutica  Ainda a.c., Galeno narra a cura de um paciente através da "acção manual".
Entre 980 e 1037 a massagem aparece como técnica corrente e no sec. XVI um famoso cirurgião francês tratava os seus doentes, após as operações que realizava, com massagens e técnicas descritas por Hipócrates.

No sec. XIX, Pehr Henry Ling, sueco, atribuiu um conceito mais científico às massagens e criou o Instituto Sueco de Massagens.
(Muitas vezes as massagens mais comummente praticadas em Portugal denominam-se por massagens suecas devido a este senhor.)
A partir daí surgem vários estudos que comprovam os benefícios das massagens: em 1947 por Verbov e em 1949 por Kogan, demonstram que há um aumento da excitabilidade do sistema nervoso; Em 1960 Granósvskaya conclui que o sistema nervoso sofria alterações até nos animais, sempre que eram sujeitos a massagens, mas foi em 1977 com Biriukov que perceberam que as massagens aumentam ou diminuem a sensibilidade e / ou dor.

Já em 1981, há mais de 30 anos, Hoff e Gojit defendiam que as massagens não só dispersam o sangue e a linfa como excita os tecidos da pele, músculos e tendões.
Actua nas raízes profundas dos nervos que se transmitem aos órgãos internos, através de mecanismos e reflexos influenciando o organismo para a excitação ou inibição.

Para breve, como enunciei no inicio está previsto falar mais em pormenor sobre as massagens e os seus benefícios. Enquanto isso, pode dar a sua opinião sobre este post. Gostou? tinha conhecimento que as massagens são praticadas há milénios?

Deixe um Comentário

Subscrição do Post | Subscrição dos Comentários

- Copyright © ::O Outro Lado:: - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -